No ovo (LER +)

Estava tudo sombrio e silencioso. Quente e confortável. Mas não ficou assim por muito tempo. 

Quando saí do meu ovo vi com surpresa que não estava sozinho... Doze ovos - todos de diferentes tamanhos, cores e texturas - e, dentro de cada um deles, uma cria prestes a nascer. 

E, se no princípio, o interior da casca representa para todas elas um lugar cómodo e seguro, o inverso logo assoma quando sentem o seu espaço a minguar, à medida que vão crescendo. 

Mas eis que chega o emocionante momento do nascimento! 

O pintainho, o pato, a tartaruga, o crocodilo... uma dúzia de espécies ovíparas - entre aves, mamíferos e répteis - vivem nas páginas deste livro, que incita o leitor a prestar muita atenção às ilustrações. É nelas que se esconde a chave para compreender o sentido do texto, breve e simples, mas também enigmático. 

Há que identificar qual das personagens é o narrador da história e por que motivo vão faltando elementos a cada virar de página... 

«No ovo» é um álbum extremamente versátil, divertido e engenhoso: um jogo de números, um desafio visual, uma abordagem às leis da natureza... tendo o humor e a transgressão como fios condutores. 

A progressão narrativa, a complementaridade entre as palavras e as imagens, que estimulam a curiosidade e a intriga até à surpresa final, destacam-se nesta obra, onde as aguarelas e os lápis de cor dão forma a uns simpáticos e não menos expressivos animais.

14,00 €